segunda-feira, 21 de julho de 2008

O Ritmo Mortal

Quando pessoas inteligentes fazem escolhas equivocadas, cabe a nós, os comuns, estar no lugar certo, na hora certa, e capitalizar. O ano era 1999 e eu visitava a casa de um amigo que, em uma de suas andanças pelo mundo, havia comprado um disco e dele não agradado muito. Ele disse: "Quer?". Eu disse: "Sim!" e o que se seguiu foi a minha completa e empolgada surpresa com a qualidade das músicas que ele tinha aberto mão e certamente um pouco de arrependimento de sua parte.
Em 1998, um ano antes do acontecido narrado acima, um grupo lançaria um disco com título tão arrogante quanto verdadeiro. THE SHAPE OF PUNK TO COME seria o quarto, absoluto e conclusivo disco da breve, porém importante, carreira dos suecos do REFUSED.
Tão pomposo quanto arrogantes, não se satisfazendo com o profético título, adicionaram um subtítulo: A Chimerical Bombination in 12 Bursts. Novamente, apesar de toda prepotência, eles acertaram em sua descrição tanto quanto (deveriam) em sua previsão e as 12 faixas que compõem o álbum são explosões de energia, revolta, raiva, melodia e agressão. The Shape of Punk to Come, desde sua ambiciosa faixa de abertura, Worms of the Senses/Faculties of the Skull, é o som de uma banda usando seus instrumentos com extrema aptidão para submeter o ouvinte à uma intensa chacina de distorções, mudanças de tempos inusitadas, urros frenéticos de Dennis Lyxzén.
Indo muito além do metal algo insosso por eles apresentado em seus discos iniciais, The Shape of Punk to Come transpira revolução em cada acorde, em cada palavra de Dennis. É complexo e pessoal sem ser hermético, é amplo e acessível sem ser genérico, é pesado e agressivo sem ser exagerado, é politizado sem ser propagandista e desonesto. É ambicioso e não apenas pretensioso.
Os estilos que se cambiam a cada minuto sem nenhum aviso vão do mais violento hardcore ao punkrock, de um inspiradíssimo metal ao jazz, tiram o solo de sob os pés, surpreendem, empolgam e, por fim, deixam óbvio que isso REALMENTE É o tipo de Punk que virá, pois, depois disso, toda a súcia de bandas incipientes que não ousarem ir além serão, além de incipientes, insípidas, inodoras, irrelevantes. No entanto, não surpreendente, não foi o que se seguiu, a mediocridade reinante proclamou reis da nova geração, para o infortúnio dos adolescentes incautos e anseiosos por novos ícones para consumir, falsos excêntricos preocupados exclusivamente com sua indumentária e em namorar estrelas de cinema. No lugar da visão revolucionária de Lyxzén e seu Refused, surgiram os indisputados donos das ondas de rádio e apesar de seu clamor de "We want the airwaves back, We want the airwaves back, We don't just want airtime, We want all the time all of the time", Dennis e seu Refused jamais fizeram o barulho que mereciam.
Com o mesmo tom profético e categórico com que o Refused nomeou seu disco, eles proclamaram a verdade incontroversa de nossa geração: "We dance to all the wrong songs, We enjoy all the wrong moves, We dance to all the wrong songs, We're not leading".
É com certa tristeza que constata-se que Refused e seu antêmico Shape of Punk to Come permaneceram relegados, objeto de apreciação e consternação, ao mesmo tempo um exemplo claro de como o Homem pode ser inspirado e revolucionário por parte da banda e tão ignorante e acomodado por parte de todos que contribuiram com sua nociva negligência para que esse disco não fosse lembrado para sempre como um dos marcos mais importantes da história do Punk.
Para concluir, devo agradecer meu grande amigo por não ter gostado desse disco e, boa alma como é, tê-lo feito de presente à mim.
Obrigado, João.


Refused - The Deadly Rhythm
(do disco The Shape of Punk to Come)




Refused - The Shape of Punk to Come









01 - Worms of the Senses/Faculties of the Skull
02 - Liberation Frequency
03 - The Deadly Rhythm
04 - Summerholidays Vs. Punkroutine
05 - Bruitist Prome #5
06 - New Noise
07 - The Refused Party Program
08 - Protest Song '68
09 - Refused Are Fucking Dead
10 - The Shape of Punk to Come
11 - Tannhäuser / Derivè
12 - The Apollo Programme Was a Hoax


Discografia:
This Just Might be... the Truth (1994) * * *
Songs to Fan the Flames of Discontent (1996) * * * *
The Shape of Punk to Come (1998) * * * * * √

√ - (Volme 11 pick)

Nenhum comentário: