sexta-feira, 8 de agosto de 2008

La belle lovechild of Brian Jones and Barbarella

"O homem é produto do meio" é um grande cliché, indo além, grandes Homens não se contentam com pouco e, freqüentemente, almejam vôos mais altos e fazem com que o meio seja produto deles.
Acredite, não há forma mais adequada que essa, não só pela asserção em si, mas também pela forma, para introduzir uma banda como POP WILL EAT ITSELF, a indomável cria cerebral do ainda mais feroz ex-punk nerd-rebelde e absolutamente estrepitoso e brilhante Clint Mansell, uma banda que soube conjugar com rara excelência suas influências para forjar algo que mudaria repentinamente a cena musical ao seu redor.
A melhor, entretanto não mais justa, maneira de descrever PWEI é como um amálgama de influências não só diversas como divergentes gestado no fervilhante cérebro de Mansell. A mais justa talvez fosse lhe conceder o cetro de um dos grupos mais orinais e seminais de seu período. Seu som é uma mistura lisérgica de Beastie Boys, Sigue Sigue Sputnik, Charles Bronson, Buzzcocks, Cicciolina e Atari, suas músicas são arroubos de amável pop em meio a teclados e idéias distorcidas ladeadas por infindáveis citações de filmes e tudo mais que germinou a cultura pop dos anos 80, o que faz deles algo como uma síntese traiçoeira e caricatural de tudo que representou e apresentou a década.
Batizando seu som com o indecifrável nome Grebo (e autoproclamando-se os Gurus do gênero), Clint Mansell e seu PWEI influenciaram imediatamente uma gangue de seguidores que iam desde bandas ainda mais marginais como Gaye Bikers on Acid à outras mais domesticadas como Ned's Atomic Dustbin, lançavam discos que continham tantas músicas bem humoradas, algo dançantes e contagiosas quanto continham citações de filmes. Suas batidas, reminiscênsias da incipiente cena eletrônica e precários videogames, conjugados ao hip-hop branco e guitarras ultra-processadas e erráticas frequentemente embalavam letras como:

"We dig TV, we dig remote control / We dig the Furry Freak Brothers and the Twilight Zone / We dig Marvel and D.C., we dig Run-DMC / We dig Renegade Soundwave and AC/DC.

Bruce Wayne auf wiedersehen / Dirty Harry, "Make my day", / Terminator, hit the north / Alan Moore knows the score / Riffs? Yeah! Can U dig it?

We dig Optimus Prime and not Galvatron / We dig "The Leader of the Pack" and "Da-Doo-Ron-Ron" / Spinderella and Bruce Lee, "The Good, the Bad and the Ugly" / "V for Vendetta" and "Into the Groovy" "

Em seus breves 7, 8 anos de existência PWEI passeou entre gêneros díspares com facilidade e falta de compromisso, seu som era algo como uma arca de Noé de estilos, influências e idéias. Terminaram sua breve existência com o mais direto e sóbrio Dos Dedos Mis Amigos, digressão algo bem sucedida, porém que, em retrospectiva, por se tratar de seu útlimo trabalho, deixa a sensação de não ser a conclusão mais cabível à uma história marcada por irreverências e constantes desafios.
Clint Mansell hoje em dia é um prolífico e bem sucedido compositor de trilhas sonoras, porém sua magnus opus ainda consiste em seu trabalhavo inimitável, irrepreensível, impetuoso e altamente inflamável como frontman do eternamente convulso e bem humorado (também algo profético) Pop Will Eat Itself.


Pop Will Eat Itself - Wise Up Sucker!
(do disco This is the Day... This is the Hour... This is this!)



Pop Will Eat Itself - Def. Con. One.
(do disco This is the Day...This is the Hour...This is this!)



Pop Will Eat Itself - Ich Bin ein Auslander
(do disco Dos Dedos Mis Amigos)



Pop Will Eat Itself - Can U Dig it?
(do disco This is the Day... This is the Hour... This is this!)




Discografia:

Box Frenzy (1987) * * * * *
This is the Day... This is the Hour... This is this! (1989) * * * * * √
Cure for Sanity (1991) * * * *
The Looks or the Lifestyle (1992) * * * *
Dos Dedos Mis Amigos * * * * *

Nenhum comentário: