domingo, 24 de agosto de 2008

Loucura dá dinheiro?


A resposta é não, principalmente tratando de um tarado psicótico que não tem o menor pudor de mostrar todas as suas depravações de sua mente perturbada em suas letras. De modo direto, a poesia do estupro. A poesia do feio que não quer ser bonzinho, quer esfolar as frescuras alheias.

E a bebidas e todas as drogas atuam como combustivel, incendiando letras e ritmos que algus dizem ser "do metal", outros lá mais "pro punk". Eu não discordo, mas gosto de ver como a harmonia dos 2 estilos em uma só banda, em uma só "musica".

Bom, se problema psicológico é o que mais temos a destacar, porque nao darmos o nome da banda de terapia? (THERAPY?) Por que a interrogação? Diz a lenda que o próprio Andy Cairns(guit/voz) estava montando a capa de seu primeiro EP e viu que o nome da banda estava fora de centro, tacou a interrogação para resolver o problema sem ter que começar tudo de novo!!!

Eu diria que este foi o ato mais são da parte dele...mas em músicas como Teethgrinder fica claro, que nem mesmo a noite ele estava tranquilo.

Ao disco inicial, deu se o nome Babyteeth[EP](91), a cidade que pariu a loucura não podia ser outra no mundo todo, Belfast!

O primeiro full lenght saiu como Nurse(93) com o hit teethgrinder aparecendo nas radios e MTV. Estavam inseridos na geração das novas bandas inglesas do começo dos anos 90, tocando e aparecendo junto com Chapterhouse, Neds Atomic Dustbin, Spiral Carpets. Porém, o som se destaca muito da linha destas bandas britânicas.

A energia das músicas, dos vocais, as guitarras mais pesadas e a bateria com a caixa bem estalada muitas vezes levam as pessoas a comparar com Helmet, que estava surgindo na mesma época do outro lado do oceano. Eu prefiro não comparar as 2 bandas, pois esse leve detalhe em nada une o que ambas são.


Com Troublegum(94) a banda conseguiu seus maiores sucessos de mídia, e também um dos seus melhores discos. Não tem como não ouvir inteiro esse LP cantando tudo com aquela vontade de matar e ser preso(digo isso imaginando que vc que está lendo não é um playboyzinho nos moldes do papai e mamae).

Foi desse disco que saiu a música que me levou a colocar esta banda no meu top 10. Tinha um programa na rádio de blumenau que estava tocando uns sons atuais e um dia eu gravei a dita cuja, depois, pra variar, consegui um cd emprestado e gravei. Coincidentemente ou nao o CD era de um cara piradao da minha sala, diziam que ele quase se jogou da ponte um dia. Mas uma fitinha nao bastava, depois adquiri o cd em alguma lojinha, perdido entre promocoes de discos que nao vendem, pois poucos sabem comprar!

Depois de um ano a banda parecia outra, foi até dificil de assimilar a principio o Infernal Love(95), disco e ano que trouxeram a banda pro brasil, para tocar no Monsters of Rock. Na época eu não tava afim das bandas de metal que iam tocar, mas não podia nem pensar em perder o Therapy? no brasil. Fui lá e não me recordo de muita coisa do show......infelismente......foi um perreio esse dia.

3 anos se passaram, e saiu Semi-detached(98). Algo estava muito errado...o disco é bom, digo que é o último bom disco da banda...porem como o proprio nome diz, a loucura estava sendo desanexada. E ainda por cima, um dos bateristas mais legais(Fyfe Ewing) deixava o mundo da música, saindo da banda por motivos desconhecidos por mim pelo menos.

Depois, a cada disco, eu sentia menos a loucura pulsante. A graça acabou, a vida normal veio e tomou de assalto a banda que me fazia achar algo mais alem de trabalhar todo dia pra receber uma grana certa no fim do mês.

Nenhum comentário: