quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A noite de Dead Moon

DEAD MOON é apenas uma banda.
O quero dizer com isso é que não tenho grandes histórias de vida ouvindo-os e, sendo assim, meu julgamento não é inclinado à um lado ou outro pelo fato de admirá-la incomensuravelmente. O grupo não possui grande significado transcendental nas três décadas e pouco mais que até agora tenho vivido, portanto, quando falo dele não me apego à memórias de dias passados da minha juventude embalados ao seu som, o que me propicia o despreendimento necessário para falar única e exclusivamente de suas músicas e nada mais.
Cheguei até a banda seguindo as trilhas deixadas pelo heróico Greg Sage, trilha que segui até me embrenhar voluntariamente pelo submundo do punk de Portland. Grupos como Napalm Beach, Neoboys, Poison Idea, Stiphnoids e Lotek, ao lado do próprio Dead Moon, sob a liderança inconteste dos Wipers ajudaram a colocar a cidade no mapa da relevância musical e solidificaram, longe do hype e do arisco olho da Grande Imprensa Musical Especializada, uma cena bastante peculiar e sedimentada, auto-suficiente e algo desplugada das demais cenas norte americanas.
De todos os desvelados músicos que construiram com muito suor e dedicação a cena punk de Portland, o que está a mais tempo no métier é justamente Fred Cole, um genuíno operário da música. Sua primeira banda, The Lollypop Shoppe, data dos meados dos anos 60 e desde então já acompanhado por sua inseparável pareceira de banda (e, posteriormente, de vida), Toody Cole, que volta e meia empresta seu miar algo irritante, algo desafinado, bastante desleixado às composições potentes de Fred.
Embora Dead Moon trilhe caminhos que inexistiam por volta de 1960, é bem marcada por um 60tismo e 70tismo bastante peculiar e talvez seu som se torne ainda mais próximo aos dá época dadas as produções "precárias" (pelo menos para padrões modernos) que marcam cada um de seus discos, fruto inconteste da cruza lancinante de lo-fi e lo-budget, dando luz à um som que por vezes soa como um rockabilly sanguinário e obscuro e por vezes como um punk inocente, remotamente divertido e, ao mesmo tempo, autoconsciente e pé no chão. Ainda outras vezes soa como as lamúrias de resilientes perdedores acorrentados ao nada, tentando se lançar novamente rumo à algo eternamente fora de alcance.
Como a maioria das bandas atuais que resolvem deixar as suas influências bastante proeminentes exploram sonoridades próximas a grupos como Stooges, Richard Hell e Velvet, entre outras bandas mais valorizadas pela "bacanisse" do que seu próprio som, Dead Moon em seu involutário revival se aproxima mais de grupos como Love e Pere Ubu, o que destaca seu som do zumbido maçante de seus 'contrapartes' contemporâneos, perdidos em eternas e inócuas emulações. Em músicas como Street of Despair, A FIx on You, In the Altitudes e Sorrow's Forecast, Fred derrama toda sua melancolia, marcada por seu carisma e falta de pretensão, e embora isso possa soar como algo pejorativo, suas músicas possuem alma, honestidade e energia próprias, predicados suficientes por si só.
Dead Moon pode não ser a banda mais fantástica do mundo, ora, ela não é a melhor nem de Portland, embora isso esteja longe de ser um demérito tendo em vista o quão incomparável é Greg Sage e seu Wipers, mas, mesmo assim, é sem dúvida uma das bandas ignoradas que não deveriam o ser. Street of Despair, sozinha, lhe provará o que eu digo.


Dead Moon - Dead Moon Night
(do disco Dead Moon Night)



Dead Moon - It's Ok
(do disco Crack in the System)




Discografia:

In the Graveyard (1988) * * * * * √
Unknown Passage (1989) * * * *
Defiance (1990) * * * *
Thirteen Off My Hook (1990) * * * * * √
Live Evil (1991) * * * *
Stranded in the Mystery Zone (1991) * * * * *
Strange Pray Tell (1992) * * * *
Crack in the System (1994) * * * * *
Nervous Sooner Changes (1995) * * * *
Hard Wired in Ljubljana (1997) * * *
Destination X (1999) * * * *
Trash & Burn (2001) * * * *
Alive in the Unknown (2002) * * *
Dead Ahead (2004) * * * *
Echoes of the Past (2006) * * * *

√ - (Volume-11 pick)

Nenhum comentário: