domingo, 24 de agosto de 2008

We're just bored teenagers looking for emotional rages...

Num momento em que o movimento punk estava em plena metástase, poucos grupos tiveram a coragem de assumir-se como o que eram, efêmera fase de transição entre dois momentos peculiares da história do rock, projetos à serem aperfeiçoados com o tempo. A maioria deles, apesar de assumirem discursos de porra-louquice e nenhum comprometimento tiveram suas futuras inevitáveis ambições castradas pelo seu próprio comportamento inconsequente e sua auto-imagem forjada cautelosamente e engravada nas mentes dos jovens órfãos que repentinamente encontravam real direção de vida na bufonaria alheia. Tais grupos tornaram-se prisioneiros eternos de sua imaturidade e infantilismo, acorrentados por livre e espontânea vontade ao triste solo dos comuns, suas asas cortadas por suas próprias mãos condenando suas ambições, que morreriam secas por serem proíbidos de cultivá-las já que isso iria de encontro à todo pressuposto por trás de suas ações. E isso descreve até alguns bons grupos do período.
Disfarçados como a própria onda que surfavam a crista em tal período, 1976 à 1979, pouquissimos grupos punks tiveram a honestidade de assumir-se como o que eram realmente sem a única intenção de parecer comuns. Quando THE ADVERTS lançou seu primeiro single, One Chord Wonders, isso era o que eles eram, garotos (e uma garota) que não sabiam tocar nada direito, fazendo música simples por pura diversão, e isso eles faziam como poucos no período. E fizeram com tanta vontade, energia e inspiração que, dentro de alguns anos lançariam seu primeiro disco, CROSSING THE RED SEA WITH THE ADVERTS, quase uma simples compilação de todos os seus singles, mas que, ao mesmo tempo possuia personalidade suficiente para lhe transformar num dos melhores discos não apenas da era punk, mas de todo os anos 70.
Em seus originais 40 e poucos minutos (embora seja mais popular hoje a versão com alguns extras chegando quase à marca de uma hora de música), Crossing the Red Sea é uma explosão de energia e ânimo juvenil, fruto inconfundível do período da história em que foi concebido e repleto do ímpeto peculiar à fase da vida de seus membros, é prenhe de juventude, também é inconsequente, mas uma espécie doce, inofensiva e, sobretudo, honesta de inconsequência.
Desde a música que abre, One Chord Wonders, passando por Bored Teenagers, The New Church, a controversa Gary Gilmore's Eyes, a ultra-contagiante-eternamente-juvenil-e-rejuvenescedora Safety in Numbers, Crossing the Red Sea é implacável em seu constante ataque, ao mesmo tempo agitador e confortável, abrasivo e altamente musical, menos importante, os Adverts talvez ainda sejam involuntariamente diretos responsáveis pelo clichê-que-viria-a-ser da garota-tocando-baixo-numa-banda-de-rock, algo cooptado por diversas bandas de sucesso das décadas subsequentes.
Entretanto, como muitas bandas boas da década de 70, os Adverts não tiveram a tenacidade necessária para segurar as pontas e adentrar os anos 80, década que, com a expansão das rádios de rock, gravadoras independentes, canais de televisão dedicados à música (aah, bons tempos...) e a real possibilidade de concretização do ideal DIY, consagrou diversos ídolos e estrelas que, alguns anos atrás, não seriam nem mesmo sombra de muitos que continuam até o dia de hoje condenados indefinidamente ao ostracismo ou simplesmente ao anonimato. Entretanto, de uma forma ou de outra, o que é fato irrevogável é que os Adverts, em seu Crossing the Red Sea With the Adverts, têm um disco que merece lugar de destaque na estante de qualquer um que se meta a dizer que gosta de música, atingiram um equilibrio raro e perfeito entre música e diversão, involuntária precisão e incrível inconsequência, uma fórmula excelente e tão complexa que, infelizmente, nem mesmo eles conseguiram repetir com sucesso.


The Adverts - Gary Gilmore's Eyes / Bored Teenagers
(do disco Crossing the Red Sea With the Adverts)



The Adverts - No Time to Be 21
(do disco Crossing the Red Sea With the Adverts)



The Adverts - Crossing the Red Sea With the Adverts











01 - One Chord Wonders
02 - Bored Teenagers
03 - The New Church
04 - On the Roof
05 - Newsboys
06 - Gary Gilmore's Eyes
07 - Bombsite Boy
08 - No Time to Be 21
09 - Safety in Numbers
10 - New Day Dawning
11 - Drowning Men
12 - On Wheels
13 - Great British Mistake
14 - Quickstep
15 - We Who Wait

Discografia:

Crossing the Red Sea With the Adverts (1978) * * * * * √
Cast of Thousands (1980) * * *

√ - (Volume-11 pick)

Nenhum comentário: