sexta-feira, 3 de setembro de 2010

muzak para o Apocalipse

Em tardes quentes, secas e ociosas, não raro, me entrego à prazeres adolescentes. Quinze anos atrás eu sonhava com o que viveria agora. Agora, sonho com o que vivia quinze anos atrás. Dificilmente minha vida é como eu imaginava então, tampouco foi minha adolescência como fantasio agora.

Muitas coisas mudam em 15 anos, outras simplesmente adormecem, cobertas por uma camada fina de culpa e vergonha. Porém, abrir mão de tolices me permite, hoje, voltar a desfrutar alguns prazeres pré-púberes, como andar por aí usando camisetas de bandas de metal ouvindo o que de mais pesado existe, e com orgulho.

Hoje, quando meus phones ou as exageradamente grandes caixas de som da minha casa bradam as distorções absurdas do NEUROSIS, volto no tempo. Volto pra época do prédio em que morava em Minas Gerais. Me pego insuflado, vibrando a cada palhetada como quando ouvia, na tripudiada década de 80, meus vinis surrados na companhia de amigos igualmente empolgados.

Pra esse cara de fios brancos na cabeça que insiste em ainda ouvir metal, Neurosis é o som de tormentas, trilha sonora de tempestades, companheiro de revoltas silenciosas. É uma representante perfeita do que costumo chamar, sem medo de soar preconceituoso, de metal de gente grande.

Definitivamente, não é um som fácil de se ouvir, o que, afinal, é um predicado apreciado pelas bandas que caminho (trocadilho não intencional). Me apraz perceber que não envelheci/amadureci sozinho. Enquanto, é certo, ainda existem bandas de metal que galgam orgulhosamente o pangaré chamado Ridículo, existem outras que ousam e pensam e fazem um tipo de música pra quem de fato AMADURECEU, não apenas envelheceu, e continuou gostando de música pesada. É acalentador pro moleque agora envelhecido perceber que existe cérebro onde antes só havia ímpeto.


Neurosis - Given to the Rising


Neurosis - The Doorway


Neurosis - Burn


Discografia:

Pain of Mind (1988) * *

The World as Law (1990) * *

Souls at Zero (1992) * * *

Enemy of the Sun (1994) * * * *

Through Silver in Blood (1996) * * * * * √

Times of Grace (1999) * * * * *

A Sun that Never Sets (2001) * * * *

Neurosis and Jarboe (2003) * * * *

The Eye of Every Storm (2004) * * * * * √

Given to the Rising (2007) * * * * * √

Live at Roadburn 2007 (2010) * * * * *

Nenhum comentário: