terça-feira, 26 de outubro de 2010

Enquanto as pessoas dormem

Da janela ao meu lado vejo a cidade inteira adormecida, mergulhada numa noite cinza, como a maioria das noites são por aqui. Ao meu lado, o gato dorme pacífico. A casa estaria mergulhada no mais completo silêncio se não fossem pelos violinos que aos poucos são acompanhados pelo gamelão. Pelos gongos, cítaras javanesas, bambus de Bali e flautas que, concomitantes à bateria, baixo e guitarra vão aos poucos preenchendo o ambiente com ares indonésios.

A música produzida pelos irmãos Joshua e Mischo McKay sob a alcunha de Macha é uma mistura transcendental de post-rock com o que se imagina ouvir numa madrugada à beira mar, perdido em Bali, inebriado pela magia local. Diferente de outros discos e bandas que buscaram inspiração no mesmo cenário mítico, como Porno for Pyros em Good God's Urge e Firewater em The Golden Hour, a música de Macha é mais contemplativa, mais mística e suave.

No curto espaço de tempo entre 1998 e 2004, Macha lançou quatro discos; Macha, em 1998, See it Another Way, 1999, Macha Loved Bedhead de 2000 e, por fim, em 2004 Forget Tomorrow. Enquanto os dois primeiros focam muito mais o aspecto folk indonésio da banda, Macha Loved Bedhead é um disco póstumo em homenagem a outra grande banda (Bedhead) da mesma cidade. Já Forget Tomorrow, em partes, foca sonoridades mais acessíveis, dançantes até, pelo menos em sua primeira metade. O que permeia as músicas dos irmãos McKay, no entanto, é uma eterna sensação de torpor realmente transcendental e Macha, por vezes, soa muito mais como música para sua alma que para seus ouvidos.

Por motivos pessoais, guardo em meu computador diversas imagens de praias espalhadas por Bali, Bora Bora, Havaí. Ouvindo em seqüência os poucos discos da banda, minha vontade é correr pro aeroporto munido apenas de meus headphones, abandonar essa noite desinteressante, trocando-a pelo ensolarado litoral distante. Abrir mão desse pulsar das antenas que cercam por estrelas de verdade sob um céu qualquer perdido num arquipélago do Oceano Índico. Manteria apenas a trilha sonora e o sorriso em meu rosto.

Discografia:

Macha (1998) * * * * *

See it Another Way (1999) * * * * * √

Macha Loved Bedhead (2000) * * * *

Forget Tomorrow (2004) * * * * *


Macha - No Surprise Party


Macha - Hey Goodbye

Nenhum comentário: